Caboclo Chama Dourada

Caboclo Chama Dourada
"Umbanda é Amor, Umbanda é Caridade!"

Santa Joana D'Arc e a ABSJD

"Aquele que alimenta sua alma e a enche de luz e amor, consegue veridicamente alimentar a seu próximo na caridade.Somente os bons e os puros de espírito alcançarão o mérito de serem realmente bons cristãos na luz do Senhor.Que nas vossas doações, um pouco de suas almas na paz e no amor também sejam doadas.Que os trabalhadores do Bem vençam o egoísmo e destruam fortemente a indiferença entre os homens! Estou com vocês".

Joana D’Arc, psicografado pela médium Sarah Foganholi.


A Associação Beneficente Santa Joana D'Arc não tem fins lucrativos. Foi fundada a pedido da Espiritualidade, levando o nome de nossa patrona Santa Joana D’Arc e visa a auxiliar materialmente outras entidades/ONGs filantrópicas com doações de nossos freqüentadores. Temos hoje como tarefa já permanente a assistência a pessoas e famílias carentes, bem como o futuro projeto do Lar e Abrigo Chama Dourada para idosos e dependentes químicos.



Com as graças de Deus.


"Não há religião superior à Verdade"

Nossa Patrona - Santa Joana D'Arc

Nossa história

O Centro Espírita Catherine de Médicis foi fundado em 1º de dezembro de 1936 pela médium Dona Pina (Maria José Furquim Curci) e seu marido, Ademar Tremosequi Curci, na rua Capitão Mor Passos, nº 86 - bairro do Pari, zona norte de São Paulo - com a finalidade de difundir a doutrina espírita e os ensinamentos Allan Kardec.

O desenvolvimento e mediunidade de Dona Pina se deu através do espírito Cocana e logo após começou a ocorrer a comunicação do espírito de Pai Jacob.

Ao longo dos anos, sempre no dia 21 de dezembro, dia de homenagem a Pai Jacob, Dona Pina distribuia mantimentos e brinquedos às famílias carentes através de doações conseguidas.

Passados mais de 30 anos, Pai Jacob pediu que os recursos das doações fossem guardados para darmos início à construção de uma maternidade para mães carentes. Procurado o local, a Prefeitura de Guarulhos - SP cedeu o terreno para esse fim, primeiro através de comodato por 20 anos, mas com o início da construção, aconteceu a doação para o Centro.

Muitos anos se passaram em função dos poucos recursos, mas finalmente em outubro de 2003, aconteceu a inauguração da Maternidade Jesus José e Maria, quando Dona Pina já não estava mais entre nós, pois desencarnara em 1995.

A Maternidade, atualmente, faz 450 partos por mês, com um total aproximado de 30.000 partos assistidos até hoje, sendo a 3ª maternidade do Estado de São Paulo em número de partos/mês, com o atendimento totalmente pelo SUS.

Já está em estudo o projeto de um novo hospital, o Hospital da Mulher, que atenderá todas as especialidades referentes à mulher, inclusive o tratamento do câncer de útero e mamas.

O terreno já foi doado pela Prefeitura e os recursos já estão sendo liberados pelo Governo do Estado.

Após o desencarne de Dona Pina, e passados 10 anos aproximadamente sem a palavra de Pai Jacob, ele, através da médium Sarah e do espírito de Pai Francisco, enviou novas ordens que chegaram até nós, poucos frequentadores remanescentes que se reuniam para orar no Templo dele, dando início a uma nova fase.

Assim, foi fundada uma nova instituição para dar continuidade aos ensinamentos e à palavra de Pai Jacob em 22 de fevereiro de 2008: a Associação Beneficente Santa Joana D'Arc, onde os trabalhos dessa vez, foram orientados para a difusão da umbanda.


Com as graças de Deus.

Antônio Daniel Zullo

Presidente da ABSJD


***a partir de 20 de maio de 2010, a ABSJD encerrou suas atividades espirituais temporariamente devido a diversos fatores mencionados em post já colocado no blog.



sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MENSAGENS dos GUIAS das Linhas de Umbanda - Sessão de 09/11/09

LINHA: EXÚS. ZÉ PELINTRA - MEDIUM: FERNANDA FRANÇA




Pergunta: Como um chefe de falange na vibração de Exu atua nas regiões trevosas em companhia de seus companheiros desencarnados? E quando os encarnados se desdobram e vão em tais jornadas, qual a proteção que este mesmo chefe de falange oferece ao seu corpo material enquanto o mesmo dorme?

Resposta: "Para começar a responder esta pergunta, tem que entender como é que funciona a atuação do Exu nas trevas. Existe uma organização, uma ordem Divina, mesmo nessas regiões, e principalmente nelas, onde a atuação é forte, é precisa e necessária.

Precisa de muita organização para não existir a desordem, porque se trata de pessoas perturbadas emocionalmente, psicologicamente, sofredores e obsessões tudo junto, e muita desinformação.

Então, a atuação do Exu com a sua falange não é só de limpeza, mas também de manter o equilíbrio para não existir o desequilíbrio pior, que possa atuar aqui na Terra. Como estas trevas estão bem próximas da crosta terrestre, um desequilibro maior lá ocorre aqui também.

Quando no planeta Terra existe as aberturas dadas pelo ser humano, emocionais, psicológicas e pelas suas ações, o mundo inferior influencia mais nessas pessoas, fazendo com que exista a guerra, o ódio, a raiva e que a negatividade se propague. Então, é importantíssima a atuação do Exu com as suas falanges para que vá se quebrando a negatividade que influencia, principalmente, estamos falando do umbral que influencia este planeta, para que as pessoas aqui na Terra consigam seguir suas vidas, suas missões o que tem que se fazer com menos influência do que é ruim. Mas enquanto não acabar o que é ruim dentre de si, no interior de cada um, é impossível se acabar totalmente com as trevas, porque ela se faz interiormente.

Quanto à proteção aos encarnados, quando são levados e guiados até esses lugares, existe um propósito de socorrer. Ninguém vai em vão até as trevas, se assim não for direcionado pelo seu Exu, pelo seu Guia, seja para ter um conhecimento, para um aprendizado, seja para um exercício mediúnico, mesmo fora do corpo, onde existe a influência da sua entidade, através do seu corpo para usar suas energias mais densas, e do seu corpo físico.

Tem certos mundos inferiores que necessitam de muitas energias, como por exemplo, o Vale dos Suicidas, onde se desprende bastante energia, principalmente emocional, onde existe bastante angústia, e onde precisa ter bastante proteção.

Quando o encarnado sai fora do corpo, existe a proteção do seu corpo físico, das suas energias, do seu cordão de prata, para que quando retorne ao corpo, não traga nenhuma negatividade ao que se liga ao corpo físico com o corpo espiritual. Isso é feito de uma maneira bem simples, mas energética, e isso quem faz é o guia, justamente para que vocês não tragam para dentro da sua vida, resquícios daquilo que você foi aprender, ou ver, ou ajudar fora do corpo.

Existe bastante proteção, e, diferentemente, daqueles que seguem para o mundo inferior por sintonia de energia baixa. É diferente o que ocorre quando se vai com espíritos maléficos".



LINHA: MARINHEIROS - MARINHEIRO ZÉ DO PITO - MÉDIUM SARAH FOGANHOLI



Pergunta: Conte-nos melhor a atuação desta linha vibracional e seus atuantes desencarnados juntamente os orixás Oxum e Yemanjá, mais especificamente, e como se realizam a atuação desta linha junto aos humanos encarnados e os elementais do elemento água.


Resposta: "A pergunta fala da vibração do marinheiro juntamente aos principais orixás Oxum e Yemanjá. As linhas são divididas também pelos os elementos da Terra: terra, fogo, ar e água, toda linha que trabalha com uma coligação pelo nome, pela vibração de um elemento água, trabalham em sete camadas, e estas sete camadas são dividas em teores principais.

Oxum e Yemanjá, principalmente, regem todo o elemento água do planeta, das águas doces, das águas salgadas, dos rios e dos mares, e também comandam por vibração de um orixá todos os elementares que cuidam da organização e do equilíbrio dessas mesmas fontes de água.

Os Marinheiros seriam uma dessas sete vibrações desses orixás, mas que trabalham na incorporação na terra, ou seja, sai do elemento água e vai para o elemento terra, mas trazendo o elemento água. O Marinheiro tem um poder de cura, porque ele sempre vai trabalhar, essencialmente, com o poder de água, e água é renovação, água é limpeza, água é purificação. Quando vós toma água, vós limpa o corpo, quando vós se banham no mar, vós limpam o espírito, quando vós tomam banho em uma cachoeira vós limpa a energia espiritual. Então, a água é um processo de limpeza.

Geralmente, não posso generalizar, todas as entidades que trabalham nas vibrações das águas, que trabalham com os elementais do mar, com os elementais da água doce, e com os elementais de toda água, quer dizer, que também são divididos em escalas, também vão trabalhar com as energias vitais da água e da terra.

Quando trabalham as vibrações de Yemanjá ou Oxum, vós podem trabalhar com os elementos propriamente, mas podem trabalhar com alguma das linhas de Umbanda vibrando em uma camada do elemento água trazendo para terra. Então, sempre o Marinheiro vai trabalhar com duas falanges principais, uma da água e uma da terra, podem trabalhar com a falange de Yemanjá ou Oxum, e vai trabalhar ou com Oxossi, ou com Xangô, ou com Obaluaê, ou com Ogum que é terra.

O Marinheiro pisa na arreia, porque é aquele que vai para o mar e volta com a areia, então, geralmente, já que é ele que traz o alimento da água, é ele que vai ser o condutor desses elementais da água para trazer o elemento para a terra, para nutrir os filhos da terra. Então, geralmente, está na vibração dos Oguns marinhos, que são os Oguns que trabalham na areia, na orla do mar, na beira do mar.

Você pode ter um Marinheiro que trabalha na vibração de Ogum marinho, que está trabalhando com o elemento água, trazendo a fartura para o elemento terra, e pode ter um Marinheiro que trabalha com o elemento água trazendo a vibração do elemento terra na cura com Obaluaê.

Temos que entender que todo orixá representa múltiplas dimensões de força, múltiplas camadas de vibração, e que as linhas são condutoras, estão interligadas dos caminhos dessa vibração. Por isso que não é possível generalizar, e é possível sim uma entidade que trabalhe em muitas camadas. Aquelas entidades que são denominadas sete, sete encruzilhadas, sete ondas, são entidades que geralmente já receberam o dom e o quilate de dominar as sete vibrações do orixá que está representando, já venceu sete obstáculos, já teve sete forças para aprender, já venceu sete vezes, e isso na dominação de sete ensinamentos, de sete leis, de sete vivências.

Podemos falar que o Marinheiro é uma linha ampla, ou seja, ela pode ser direcionada sempre para qualquer orixá, mas ela vai ser sempre condutora dos orixás femininos para os masculinos, por isso que Marinheiro é sempre Marinheiro, não tem Marinheira, eles sempre pegam o elemento do orixá feminino e traz para a terra com o orixá masculino, na vibração masculina.

Ele rege o equilíbrio da terra e da água, e do elemento do corpo físico, mental e espiritual, o equilíbrio entre o corpo orgânico, etérico e do energético espiritual mental.

Basicamente, essa é a lei do Marinheiro, ele é como se fosse um quadrinho, o Marinheiro pega o barquinho, vai ao alto mar e volta para a terra. Só o Marinheiro é conhecedor de velejar no mar, sem perigo, e trazer de volta a terra o que ele pode conceber lá, então só ele tem o dom de pescar, só ele tem o dom de conseguir mexer na água com respeito, vamos colocar assim materialmente.

Mas em energia é a mesma coisa, só Marinheiro é condutor da terra para a água e da água para a terra, ele sai da terra e vai para a água, ou ele sai da água, e vem com a água para a terra, trazendo esse alimento todo, trazendo essa força toda, colocando uma identificação, formando aí a junção da água com o elemento terra. Então, ele é muito importante para o equilíbrio do corpo, porque o corpo do humano é feito de água, mas é também de matéria.

Ele gera o equilíbrio, principalmente nesses chacras que comandam a vida, o chacra sacro, o plexo-solar, ele traz a energia que vai equilibrar os dois lados do corpo, a parte de cima do corpo com a parte de baixo.

Lembre-se, o Marinheiro é aquele que vai da terra para água e traz a água para a terra, é aquele que vem da água para essa terra, ou seja ele faz essa ligação. Geralmente, quando vocês pedem a Yemanjá, pode ser em uma linha de vibração trabalhada por vocês, e o Marinheiro que leva até os elementais, que leva até Yemanjá que é uma vibração, que é o mar em si, esse pedido, essa prece, essa energia, e o Marinheiro traz de volta.
Isso, lembra o ponto que fala: “O Marinheiro sua morada é no mar, o Marinheiro sua morada é no mar, eu vou, eu vou remando, remando para o mar....”. Quer dizer, a morada dele é no mar, e vocês vão da terra remando até o mar alto. “É o seu barquinho que vai para o mar, levando flores belas”, ele leva, ele é o mensageiro que encaminha os pedidos, os desejos e as vibrações até o fundo do mar, que é onde lateja a mãe Yemanjá. E o que há no fundo do mar, e no centro da Terra? Fogo, terra, elemento oposto, então Marinheiro trabalha com Ogum, com Obaluaê, com os orixás que rege a terra".




LINHA: BOIADEIROS - BOIADEIRO SETE LAÇOS - MÉDIUM JEANE

Pergunta: Explique melhor a atuação e magnetismo desta linha de Umbanda? Em que especificadamente atuam esses espíritos de boiadeiros?

Resposta: "A grande importância dos boiadeiros, que também vêm sobre a regência de Oxossi, possuindo grande magnetismo e força potente para dispersão de energias negativas. Eles têm grande importância na Umbanda, exatamente para reequilibrar as energias, seja no Gongá, seja nos médiuns ou seja na assistência. Vêm, eles, quebrando todas as energias negativas, limpando o corpo auríco dos seus médiuns, e trazendo o reequilíbrio e abertura para outros guias e outras entidades.
Também trabalham com a atuação forte de Iansã, sendo os Boiadeiros os verdadeiros condutores dos Eguns, dos espíritos desencarnados, bem como também dos quiumbas e obsessores, considerados espíritos desgarrados.

Seriam, então, os Boiadeiros, espíritos e entidades a encaminhar todos esses espíritos para , novamente, o caminho de luz. Destino de todo espírito que é a elevação, que é a ascensão.
Poderio que tem força magnética muito grande. Pode e deve auxiliar os seus médiuns, como grandes protetores, atingindo, até mesmo, a capacidade dos Exus de limpeza, e reequilíbrio das energias, para um melhor trabalho, para um melhor desenvolvimento.

È importante que as pessoas vejam os Boiadeiros como linha distante, mas também atuando em conjunto com os Caboclos. São um pouco diferentes na forma de trabalho. Seu brado e sua dança, também, tem como aspecto principal a quebra das energias negativas.

Quando escutar um brado forte de um Boiadeiro, nada mais é do que, não apenas uma alegoria, não apenas um grito, mas realmente, uma forma de trazer, desse jeito, uma energia de quebra, uma energia de reequilíbrio. E trazendo a cada um no seu corpo físico, no seu corpo espiritual a limpeza necessária para os trabalhos.

Eles são importantíssimos nos trabalhos da Umbanda, e virão sempre ajudar seus médiuns, protegendo e dando a eles segurança no trabalho. Energia forte que traz às vezes, até um cansaço físico, pelo menos aparente, na maioria dos médiuns, mas nada mais é do que uma grande energia de limpeza".


LINHA: PRETAS VELHAS - VOVÓ MARIA CONGA - MEDIUM VIVIANE


Pergunta: A influência da arruda e das ervas em geral que os pretos velhos utilizam em seus passes. Como fica o circuito enérgico após isso? Melhora-se muito?

Resposta: "Não tem como falar de passe sem falar de bioenergia, que hoje é uma ciência ao alcance de todos os homens que querem instrução. Na bioenergia aprende-se que o corpo é puro eletromagnetismo, e conseqüentemente, sabemos que na natureza existem elementos que podem lidar com esse magnetismo que o corpo tem.

Alguns elementos são positivos em sua essência, pois fortificam a aura e o campo energético do consulente, do paciente. Alguns, por outro lado, são negativos, não no sentido de levar o mal, mas no sentido de abstrair, de puxar, de sugar a energia ruim, naquele campo magnético, daquela pessoa que está doente.

A arruda - também usada pelos benzedores, por muito e muitos anos, que já faz parte da cultura brasileira que sempre teve benzedor que usa arruda - tem por finalidade tirar esta parte negativa, de captar a energia ruim e tirar essa negatividade da aura do consulente. Ela capta o padrão daquela pessoa e tira, e ajuda a modificar a estrutura da aura, e os chacras passam a girar de forma mais uniforme.

É lógico que o passe não faz milagre se não existe um melhoramento. O paciente pode tomar o passe e depois de cinco minutos, com os seus pensamentos, com os seus atos maléficos, criar novamente este desequilíbrio.

Então, sempre tem que haver o aprimoramento moral de cada um. Mas a arruda, assim como o alecrim, eles tem o dom de captar o padrão vibracional daquela pessoa e mudar. Quando se diz que a arvorezinha, como ser vivo, capta a energia do ambiente, ela puxa se as pessoas estão carregadas, isso é uma verdade, pois ela capta o que está no ar e transmuta; ela doa o que é bom dela por natureza e pega o que é negativo e fica para ela em sua raiz.

A arruda, como muitas ervas que são usadas pelos pretos velhos, tem esse condão de transmutação de energia. Pelo menos, momentaneamente. Aí é a parte de cada um, para se criar mais equilíbrio e mais saúde".


LINHA: BAIANOS. BAIANO SEFERINO - MEDIUM JULIANA



Pergunta: Até que ponto o médium de Umbanda pode perceber (mesmo incorporado) aonde as dificuldades gerais dos assistidos são de cunho interior (psicológico- emocional) somente, e como perceber se há realmente seres trevosos tentando influenciar as bases das pessoas, ou se são somente energias geradas e atraídas por elas mesmas?


Resposta: "Tudo vai ter um fundo emocional, energético e somático da pessoa que está sendo atendida. Vocês nunca vão atender um caso com influência espiritual ou não, que não haja influência da pessoa que está sendo atendida. Logo, o problema, digamos assim, o desequilíbrio sempre parte da pessoa.
Se você pega uma planta, e você vai plantar em um campo que não é fértil, ela não nasce. Pode vir o espírito que for, se ele não encontrar aonde investir, ele não tem o que fazer, ele se afasta. Esta é a diferença das pessoas que mantém a sua defesa espiritual, energética ou seja lá como vocês querem chamá-la.
O que acontece é que vocês confundem muito, ainda, o que é da pessoa com o que é do espírito, o que uma pessoa faz. Influências no espírito sempre vai acontecer, influência dela própria, porque isso é como a amizade, é como qualquer outra relação, é a relação de duas criaturas diferentes que tem que ter uma afinidade. Então, o primeiro passo é entender que todo o problema espiritual ou não tem a atuação da pessoa.

Se tiver uma influência espiritual, aqui nesta casa em particular, primeiro, aqueles que não tiverem segurança de atestar, de falar para a pessoa ou até para um médium, porque eu sei que as entidades têm dificuldades de falar, do próprio médium que trabalha quando é espiritual, a pessoa tem que perguntar para uma entidade que está no comando. Ficou em dúvida tem que perguntar. Mas o que tem que entender é que essa influência espiritual não é como muitos acreditam, tem que tirar este fantástico da cabeça, de que o espírito comanda a mente, que a pessoa vai virar outra pessoa, isso não existe, ele vai potencializar o que já está lá dentro.

O que vocês tem que entender é que esta é a diferença, o principal de compreender e discernir a diferença de um do outro, é partir do princípio que do individual da pessoa que está sendo atendida, à distância ou não, sempre vai surgir a energia da pessoa, se tem o espírito ou não, vai ser algo a mais que você vai sentir. Então, aí haverão intuições, tentações que não partem dessa pessoa, independente de conhecer ou não, da pessoa que está sendo atendida, você vai sentir.

Aqui nessa casa, em particular novamente, os médiuns tem que aprender a confiar no trabalho que é feito, porque se algum médium aqui não confia no que faz, está desconfiando do Pai Jacó, porque se o Pai Jacó confia na pessoa para fazer, você está distorcendo o que ele está ofertando. Se ele que é, independente de médium ou não, a energia suprema nessa casa, se ele confia, o médium tem que ter confiança de afirmar que ali existe uma influência espiritual, e também ter a humildade de aceitar quando o espírito que é consultado diz que não, não tem a influência espiritual, isso é da pessoa. Vocês têm que entender que a pessoa atendida também é um espírito. Às vezes, se a entidade está passando para você que é espiritual, pode também ser do espírito do atendido, que está encarnada, que está passando com você.

Então, sempre se dêem a vantagem de desconfiar de si mesmos. Eu aqui já levei muita bronca, o Tatá, o Baiano, e todo mundo, vai ser sempre assim, quem quiser aqui que isso mude, não está no lugar errado, está com a consciência errada, porque todo mundo erra, e é isso que vocês têm que entender. O que é espiritual, é o que tem a influência de uma outra criatura, de um outro ser, de uma outra mentalidade. Mas o que vocês têm que entender é que isso só parte quando existe uma afinidade, uma sincronicidade, que nada mais é do que você dar base, quando você baixa a sua vibração. E isso não precisa ser numa vida inteira, uma pessoa ser possuída, não responder mais pelos os seus atos, isso acontece de muitas formas, não precisa ser uma atitude, pode ser em pensamento também.

Então é isso, você tem que partir do princípio de que influência espiritual sempre vai existir, o que vocês têm que pensar é se esta influência espiritual, é do espírito encarnado que está sendo atendido, ou de um espírito que está desencarnado? E não desconsiderar a possibilidade dessa influência ser também de um espírito encarnado, porque tem pessoas que saem do corpo e vão obsediar quem elas querem. Aqui, particularmente, não adianta vocês quererem adivinhar, aqui não vai acontecer adivinhação, se vocês não derem a base para receber a intuição do espírito, e assim responder, isso não vai acontecer, vocês vão dar murro em ponto de faca. Cada um, ou se dispõem a estudar e entender o que acontece, ou vai sempre ficar na dependência da entidade que está comandando, seja da Sarah, seja da Fernanda, não importa, isso é respeito, a palavra final tem que partir disso.

Mas tem que ter uma independência, uma atitude, porque isso deixa de ser respeito e passa a virar dependência. Aí entra a insegurança de cada um, se eu não tenho coragem de falar o que a minha entidade está falando, então eu vou lá atrapalhar o passe de cura e vou perguntar, isso é só uma situação, eu não estou querendo dizer que todas sejam assim.

Pensem nisso... Com amor, Baiano Seferino"


LINHA: ERÊS. ERÊ HELENINHA - MEDIUM CINTIA




Pergunta: A importância da educação correta na fase infantil para gerar um adulto mais equilibrado. A influência de Pai, Mãe e familiares.

Todo mundo sabe que quem nasce, vem para a Terra para fazer alguma coisa, para ter uma missão, para cumprir alguns karmas. Quando o espírito nasce, ele já vem com alguns elos de afinidades de outras encarnações, ou ao contrário, na sua família, vem com elos de dificuldades de outras encarnações. O espírito vem para evoluir, tanto os filhos quanto os pais. E ser pai e ser mãe é uma missão, muito séria, dada por Deus.
É importante que, desde tenra idade, a criança receba dos pais que assumiram essa missão e que tem amor, toda a estrutura psicológica, emocional, toda a segurança e tudo aquilo que puderem dar de amor, tudo aquilo que puderem dar de bom à criança, para que ela se sinta segura, para que ela tenha confiança nas pessoas que ela tem.
Muitas vezes, a criança não tem o pai ou a mãe, mas essa figura é transportada para uma outra pessoa que pode exercer essa função, porque se existe amor, se tem o principal, independente do que vem com os laços de sangue.

A criança precisa receber aquilo que for o melhor, mas também tem que ter limites, tem que saber ouvir não. Os pais não podem fazer todas as vontades.

Aqueles que têm consciência espiritual já trabalhada ou trabalhando, durante a vida na Terra, devem desde cedo, passar isso a seus filhos, porque serão sementes a germinar no futuro. Devem ter a serenidade e a fé em Deus, de fazerem o que for melhor.

Todo mundo erra. Pai e mãe também erram. Eles também têm as suas limitações, e as crianças, seus filhos, saberão compreender isso no futuro, pois sabem, pela sua consciência espiritual, que todo ser humano é falível, que todo ser humano tem dificuldade, seja pai, seja mãe, seja irmão, seja quem for.

As crianças registram muitas coisas e muitos traumas do zero aos sete anos, mas se receberem amor, se tiverem o diálogo, se tiverem aquilo que precisam, tudo isso poder ser transmutado. Mesmo as coisas difíceis podem virar coisas boas, mesmo sofrimentos ou traumas podem virar lições importantes a serem exercidas no futuro.

Queria falar uma coisa mais: as pessoas não levam muito a sério as crianças, porque a gente trabalha com alegria, com descontração e, às vezes, exagera um pouco, mas não quer dizer que a gente não tenha foco no trabalho.

Os médiuns têm que ter consciência também dessa linha, desse trabalho que é realizado por nós, porque também estamos aqui para ajudar. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser Médium

· Ser médium não é complemento, é a vida pratica em exercício regrado;
· Ser médium não é ser superior, é possuir mais impurezas para limpar;
· Ser médium não é ser caridoso, é ser cumpridor consciente de deveres da alma;
· Ser médium não é ter destaque entre os outros, é servir aos outros;
· Ser médium não é ter supervalorização do Ego por onde se anda, e sim possuir supers trabalhos de regeneração por onde se vai;
· Ser médium não quer dizer estar quites com a consciência cósmica e sim a ela começar aos poucos dar mais valor e atenção;
· Ser médium não é ser professor ou médico, é continuar sendo paciente e aluno que cede a cama e a lousa para outros fins;
· Ser médium não quer dizer ter inteligência, e sim ser mais inteligente exercendo o Bem ao próximo;
· Ser médium não quer dizer ser adivinho surpreendente, e sim mero cavalo com algumas intuições superiores;
· Ser médium não quer dizer abandonar sua carne, e sim doutriná-la para que ela não fique exposta ao açougue displicente humano;
· Ser médium não quer dizer que se é bom, pois se não auxiliar verdadeiramente a ninguém, continua sendo um ser humano egoísta e hipócrita;
· Ser médium não precisa de faculdade e de diploma humano, mas não é por isso que não tem seu extremo valor real, e também não quer dizer que por isso não se necessite igualmente de anos de dedicação;
· Ser médium não quer dizer ser melhor, pois se hoje sois médium em exercício, sabeis que foste pior que todos os que hoje chegam a tua porta clamando auxilio e alivio;
· Ser médium é ser cristão, e ser cristão é ser humilde, ser humilde é não exarcebar suas posições, e sendo assim, ninguém é bom médium se não for humilde para admitir que é bem humano e nada Divino perante os outros;
· Ser médium é ter a segurança de que hoje os esforços que são feitos por si mesmos em suas vidas, são bem poucos perante aqueles esforços que terão sempre que abnegar e exercer pelo seu próximo na caridade.

Com Amor,
Caboclo Chama Dourada.
Psicografado pela médium Sarah Foganholi

Conselhos de um Amigo

Meus irmãos, vocês precisam achar dentro de vocês a verdadeira razão e sentido da vida.
Dentro de cada um de vocês, esse sentido, essa verdade, essa força é o que conduz vocês a inteligência, e o que faz vocês terem discernimento das coisas na vida cotidiana.
Existe uma verdade única pra todos? Não, cada um tem uma verdade dentro de si, cada um tem uma evolução, cada um entende as coisas de uma forma.
Tem que achar dentro de si essa verdade, esse amor, esse sentido que dá a vida, e somente assim. Porque muitas pessoas buscam a religião para fazer dela a sua muleta, para fazer dela o cumprimento de suas emoções, para fazer dela uma força a mais do seu psíquico, na sua mente, pra vencer os seus problemas, mas poucos buscam a ela por fé e amor.
Religião de verdade é amor, é caridade, e não se restringe a um grupo de pessoas, a uma seita, a uma filosofia, a uma região, a um país. Religião é uma essência de fé, é a essência de verdade que reina dentro de cada um em todos os lugares do mundo. Vocês têm uma tendência até pela sociedade em que vocês vivem muitos pela forma com qual foram criados de pegar a religião e fazer dela uma coisa que ela não é. Vocês têm ranços religiosos.
Primeiro que Deus, sobretudo é um fluído, não é um homem de barba, então eu, espírito não conheço Deus visivelmente porque não dá pra ver Deus, Deus a gente sente, Deus a gente tem dentro da gente, mesmo o espírito não vê, é uma energia. Quando eu falo dos recalques religiosos que vocês trazem, porque vocês estão cheios de pré-conceitos, conceitos que já foram estabelecidos anteriormente seja pelos seus familiares, seja por você, por aquele social que você teve, ou aquela pessoa que você conversou, aquele outro que você conviveu. Você condicionou a sua mente a acreditar nisso, nisso e nisso, e muitas pessoas por uma palavrinha que é maldita que chama fanatismo, fecham a cabeça pra não ver mais nada.
Vocês acham que quando Jesus veio à Terra ele quis fazer uma única religião, ele falou “Eu sou Católico” ? Alguém sabe de Jesus falando isso?
Jesus falou que devia se amar o seu próximo como a si mesmo, devia perdoar o seu próximo muitas e infinitas vezes, devia ter fé em Deus, sobretudo. Então esse é um conceito real da verdade.
Nós temos um grande problema quando mexemos com a espiritualidade prática. Vocês acreditam que nós temos um poder sobre a vida de vocês, grande. Vocês acreditam que há ( quem acredita em espírito ), espíritos trevosos perseguindo vocês. Ora, se há pessoas trevosas, pessoas recalcadas, pessoas defeituosas, pessoas com debilidades mentais capazes de fazer coisas ruins, então, assim há espíritos também, mas isso não quer dizer que você é o “perseguido mor” por esta realidade existir. Tem muita gente falando “O mundo é uma merda, é injusto e etc...” Primeiro que você não é ninguém pra julgar porque mal se enxerga, como é que vai enxergar o mundo? Primeiro passo. Você não consegue nem lidar com você, você pode ver uma coisa errada e falar que está errado, mas você não pode julgar.
Porque quando se olha o mundo e as circunstâncias que envolvem as pessoas, quando você vê tanta miséria, tanta pobreza, doença, isso tem um motivo de ser né? Ou Deus quer que você sofra? Ou você é o escolhido pra vir pobre, miserável, passar fome, sofrer e ter câncer? Por que você foi escolhido pra isso? Porque a vida decidiu? Por que o outro vem saudável, o outro vem numa condição melhor? Porque “deu” na cabeça de Deus? Pára pra pensar um pouco.
Esse mundo é um mundo totalmente imperfeito, é um mundo em transição para as almas de vocês. E transição, significa transformação, transformar a negatividade em positividade. Se vocês que ainda estão na cartilha do aprendizado, no inicio, quantos, eu pergunto:
Quantos de vocês que iriam evoluir? Quantos de vocês iriam aprender, quanto que vocês iriam dar valor ao que vocês têm? Quanto que vocês iam enxergar a vida da forma que ela tem que ser vista? Muitos poucos ou ninguém. Porque o homem é feito de carne, carne gosta de prazer, né?
Então, tudo que é sensóril e passageiro, por isso é todo mundo viciado em sexo, adora, isso aí dá prazer. Por isso que gosta de usar drogas, dá prazer. Porque o prazer é uma festa sensória do seu corpo. Então a alegria pura, aquele paraíso imaginário viciaria vocês num estado que vocês esqueceriam de Deus, esqueceriam de ver os seus próprios defeitos, esqueceriam de fazer caridade.
Ora, como é que eu vou fazer a caridade se é todo mundo feliz? Que caridade que eu vou fazer?. No mundo existe uma ordem além da compreensão de vocês. Aqueles que têm um pouco mais têm que fazer para aqueles que têm menos, não por uma vaidade, mas num processo natural. Se os professores que são os educadores das crianças, não estudarem, não se esforçarem, e aquilo que eles têm a mais passar para elas, que não sabem, como que vai se desenvolver as pessoas? Então isso não deixa de ser uma realidade.
Agora não confunda caridade com dinheiro, isso é outra coisa. Vocês precisam de dinheiro para viver né ? Precisam de dinheiro até pra cagar, porque quando você caga você precisa limpar a bunda com papel, e papel custa dinheiro, então tudo que você vai fazer você precisa. Só que o dinheiro não é única coisa importante pra vocês, não é a meta da alma de vocês. O que adianta você conquistar um pouco de riqueza aqui de repente você morre de infarto, ai chega no Céu fala:
“Obrigado Deus, depois que eu venci na vida você me trouxe do seu lado, legal o Senhor hein? Agraciei tudo que é riqueza lá e vim pra cá. E aqui não tem dinheiro aqui tem trabalho, aqui tem labuta.
Aí fica “fudidão” lá no espaço revoltado e tal... Porque as pessoas queriam que tivesse dinheiro no espaço né? Pra ter disputa, concorrer, se sentirem superiores aos demais. Então o dinheiro aqui cada um busca o seu. Não é errado comprar, não é errado ter, não é errado usufruir, isso com a consciência de cada um .
Mas lembre do que você tem a mais, não é só dinheiro, não é só isso. A sua inteligência, a sua compreensão moral, o seu amor, aquilo que você tem a mais, se você não dividir, se você não compartilhar, você fali. Então a interação é importante, vocês precisam ter essa interação pra sobreviver.
Vocês precisam do amor de Deus, eu preciso sim, eu preciso de amor de Deus, manifestado pelas outras pessoas. Sozinho ninguém chega a lugar nenhum. Esse é um ponto.
Outra coisa, vocês não conhecem os outros, um não conhece o outro aqui, nem eu conheço vocês totalmente, posso ver por uma capacidade, mas não conheço vocês profundamente. Então, quem é o condutor de vocês, aqui ou em qualquer lugar? Não é o espírito, é a consciência de vocês, é o equilíbrio de vocês. Então, vejam isso, quem pode salvar vocês? Quem pode ajudar vocês? A sua fé, mas vocês mesmos, porque o milagre vem de dentro, a cura vem de dentro. Deus não cura só aqueles que vão bater no peito e falar “Aleluia”.
Deus está com todos aqueles que em um momento difícil pensam nele, que amam ele. Senão seria um Deus meio egoísta, né? Então eu queria pedir que por não conhecerem ( pra encerrar meu diálogo aqui, meu monólogo aqui) , já que vocês não conhecem um ao outro, por favor não julguem. Não olhe a pessoa e fala: “Olha, ela é isso”. Capacidade que você tem né? “Agora você não tem capacidade de se olhar no espelho e falar: Nossa, eu sou isso”.
Aí você não tem capacidade. Tem gorda que chama o outro de baleia. Tem gente mentirosa que peca pra caralho “Ai como ele é hipócrita”. E você, caralho? Não julgue as pessoas porque você ou já cometeu ou está suscetível a cometer os mesmos erros. Isso que é perdão. E outra coisa, não julgue o local que você vai porque tem gente que vem aqui e fala:
“ Nossa, pai Jose flui assim, então isso aqui é cósmico de Iemanjá”. Primeiro que isso é fanatismo, segundo que o tipo de manifestação não tem nada de cósmico. E ainda fica julgando: “Nossa, tem aquela abaixada lá”. “Nossa, ele incorpora sacudindo, devia ta sacudindo pra esquerda, pra direita”. Tá toda hora julgando. Mas se vier fazer, se num sabe. “Ah, eu não sei se é pra esquerda ou não, eu sei que o jeito que você fez tá errado”.
Então, humildade em todos os lugares que você vai e todas as pessoas que você vê. Quem vier aqui e não gosta é porque vem aqui e quer um milagre. Eu não vendo milagre. Eu não vendo, eu não dou milagre, não existe. Existe um milagre interior de você. Se você não se ajudar se pode tomar 15 cápsulas de Prozac, calmante, Lexotan, ir a psicólogos. Se você não se ajudar, você continua na merda. Então mesmo a medicina, mesmo a ciência não salva você se você não se ajudar.
Pra encerrar tem gente que gosta da dor. Nunca vi isso, vem assim com uma essência super masoquista né? Uma perversão contra si mesmo, então, se ta sofrendo, gosta de sofrer! Aquele teatrinho da vida, chorar sempre, agora tá na moda bipolar né? Agora todo mundo é bipolar, não sabe nem o que é bipolar se perguntar fala que é algo do Pólo Norte. Bipolar lá do pólo. Não sabe nem o que é, mas já tem. Todo mundo hoje ta na moda falar que ta com depressão. Porque chorou? Se não sabe o que é depressão porra. Mas se continuar falando que ta em depressão uma hora você vai ficar, uma hora você vai conseguir o que você quer. Então vocês atraem as coisas pra vocês. “Ah, eu odeio a minha cunhada” em um mês você falou 500 vezes “Eu odeio a minha cunhada”, como é que você vai reverter essa situação de tanto que você fala? Se ta se convencendo que se odeia ela também. Já falou tanto que odeia ela porra. Quem você não se afiniza, quem não tem compatibilidade com você, respeite e se afaste. Agora se você gosta de briguinha, se gosta de ficar nisso daí, isso aí é problema seu, isso é uma doença sua, você não quer ajuda, porque todo mundo tem a capacidade de compreender o que ta fazendo de errado e tentar pelo menos mudar né? Tá certo...

Amo vocês e boa noite,

Tatá Caveira.


Nosso amigo exú e guardião.

Nascimento da Umbanda

A primeira manifestação de Umbanda, com registro histórico é a do "Caboclo Sete Encruzilhadas" em seu médium Zélio Fernandino de Moraes, 15 de Novembro de 1.908. Assim como a "Tenda Nossa Senhora da Piedade” fundada por Zélio é o primeiro templo de Umbanda registrado no Brasil.
Por isso os fatos que ali aconteceram são de fundamental importância a todos nós, como fatos que marcam profundamente o nascimento da Umbanda no plano material.
Zélio Fernandino de Moraes nasceu no dia 10 de Abril de 1892, no distrito de Neves, município de São Gonçalo - Rio de Janeiro. Filho de Joaquim Fernandino Costa (oficial da Marinha) e Leonor de Moraes.
Em 1908, aos 17 anos, Zélio havia concluído o curso propedêutico (ensino médio) e preparava-se para ingressar na escola Naval, a exemplo de seu pai, foi quando fatos estranhos começaram a acontecer na vida dele. Em alguns momentos Zélio era visto falando manso, com a postura de um velho, em sotaque diferente de sua região, dizendo coisas aparentemente desconexas, em outros momentos parecia um felino lépido e desembaraçado, mostrando conhecer todos os mistérios da natureza. Isso logo chamou a atenção da família, preocupada com a situação mental do menino que se preparava para seguir carreira militar, os "ataques" se tornaram cada vez mais freqüentes.
Assim Zélio foi encaminhado a seu Tio, Dr. Epaminondas de Moraes, médico psiquiatra e diretor do Hospício da Vargem Grande. Após vários dias de observação, não encontrando seus sintomas em nenhuma literatura médica, sugeriu a família que o encaminhasse a um padre, para que fosse feito um ritual de exorcismo, pois desconfiava que seu sobrinho estava endemoniado.
Foi chamado um outro parente, tio de Zélio, padre católico que realizou o dito exorcismo para livra-lo da possível presença do demônio e saná-lo dos ataques. No entanto este e outros dois exorcismos, acompanhados de outros sacerdotes católicos, não resolveram a situação e as manifestações prosseguiram.
Algum tempo depois Zélio foi tomado por uma paralisia parcial, a qual os médicos não conseguiam entender. Um belo dia Zélio levanta-se de seu leito e diz: "amanhã estarei curado" e no dia seguinte começou a andar como se nada tivesse acontecido.
Um amigo sugeriu encaminhá-lo a recém fundada Federação Kardecista de Niterói, município vizinho a São Gonçalo das Neves onde residia a Família Moraes. A Federação era então presidida pelo Sr.José de Sousa, chefe de um departamento da marinha chamado Toque Toque.
Zélio Fernandino de Moraes então foi conduzido a esta Federação no dia 15 de Novembro de 1908, na presença do Sr.José de Sousa, estava ele em meio aos ataques reconhecidos como manifestações mediúnicas. Convidado a sentar-se à mesa logo em seguida levantou-se, contrariando as normas do culto estabelecido pela instituição, afirmou que ali faltava uma flor. Foi até o jardim apanhou uma rosa branca e colocou-a no centro da mesa onde se realizava o trabalho.
Sr.José de Sousa, que possuía também a clarividência, verificou a presença de um espírito manifestado através de Zélio e passou ao dialogo a seguir:
Sr.José: Quem é você que ocupa o corpo deste jovem?
O espírito: Eu? Eu sou apenas um caboclo brasileiro.
Sr.José: Você se identifica como caboclo, mas vejo em você restos de vestes clericais.
O espírito: O que você vê em mim, são restos de uma existência anterior. Fui padre, meu nome era Gabriel Malagrida, acusado de bruxaria fui sacrificado na fogueira da inquisição por haver previsto o terremoto que destruiu Lisboa em 1755. Mas em minha última existência física Deus concedeu-me o privilégio de nascer como um caboclo brasileiro.
Sr.José: E qual é seu nome?
O espírito:Se é preciso que eu tenha um nome, digam que eu sou o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, pois para mim não existirão caminhos fechados. Venho trazer a Umbanda uma religião que harmonizará as famílias e que há de perdurar até o final dos séculos.
E no desenrolar da conversa Sr.José pergunta ainda se já não existem religiões suficientes, fazendo inclusive menção ao espiritismo.
O espírito: Deus, em sua infinita bondade, estabeleceu na morte, o grande nivelador universal, rico ou pobre poderoso ou humilde, todos tornam-se iguais na morte, mas vocês homens preconceituosos, não contentes em estabelecer diferenças entre os vivos, procuram levar estas mesmas diferenças até mesmo além da barreira da morte. Por que não podem nos visitar estes humildes trabalhadores do espaço, se apesar de não haverem sido pessoas importantes na Terra , também trazem importantes mensagens do além? Porque o não aos caboclos e pretos-velhos? Acaso não foram eles também filhos do mesmo Deus?...Amanhã, na casa onde meu aparelho mora, haverá uma mesa posta a toda e qualquer entidade que queira ou precise se manifestar, independente daquilo que haja sido em vida, todos serão ouvidos, nós aprenderemos com aqueles espíritos que souberem mais e ensinaremos aqueles que souberem menos e a nenhum viraremos as costas a nenhum diremos não, pois esta é à vontade do Pai.
Sr.José: E que nome darão a esta Igreja?
O espírito: Tenda Nossa Senhora da Piedade, pois da mesma forma que Maria ampara nos braços o filho querido, também serão amparados os que se socorrerem da Umbanda.
No dia seguinte, na rua Floriano Peixoto, 30 – Neves – São Gonçalo – RJ, próximo das 20:00 horas, estavam presentes membros da federação espírita, parentes, amigos, vizinhos e uma multidão de desconhecidos e curiosos. Pontualmente as 20:00 horas o Caboclo das Sete Encruzilhadas incorporou e com as palavras abaixo iniciou seu culto:
“Vim para fundar a Umbanda no Brasil, aqui inicia-se um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos e os índios nativos de nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor , raça, credo ou posição social. A pratica da caridade no sentido do amor fraterno, será a característica principal deste culto”
Após trabalhar fazendo previsões, passe e doutrina informou que devia se retirar, pois outra entidade precisava se manifestar. Após a “subida” do Caboclo incorporou uma entidade reconhecida como “preto-velho”, saindo da mesa se dirigiu a um canto da sala onde permaneceu agachado. Sendo questionado o porquê de não ficar na mesa respondeu: “_ Nego num senta não meu sinhô, nego fica aqui mesmo. Isso é coisa de sinhô branco e nego deve arespeitá”, após insistência ainda completou “_ Num carece preocupa não. Nego fica no toco que é lugar de nego” e assim continuou dizendo outras coisas mostrando a simplicidade, humildade e mansidão daquele que trazendo o estereótipo do preto-velho se fez identificar como Pai Antônio. Logo cativou a todos com seu jeito, ainda lhe perguntaram se ele não aceitava nenhum agrado, ao que respondeu: “_ Minha cachimba, nego qué o pito que deixou no toco. Manda moleque busca”. Todos ficaram perplexos, estavam presenciando a solicitação do primeiro elemento material de trabalho dentro da Umbanda. Na semana seguinte todos trouxeram cachimbos que sobraram diante da necessidade de apenas um para Pai Antônio. Assim o cachimbo foi instituído na linha de pretos-velhos, sendo também ele a primeira entidade a pedir uma guia (colar) de trabalho.
O pai de Zélio freqüentemente era abordado por pessoas que queriam saber como ele aceitava tudo isso que vinha acontecendo em sua residência, sua resposta era sempre a mesma em tom de brincadeira respondia que preferia um filho médium ao lugar de um filho louco. Foi um trabalho árduo e incessante para o esclarecimento, difusão e sedimentação da religião de Umbanda. Enquanto Zélio esteve encarnado foram fundadas mais de 10.000 tendas. Após 55 anos de atividade entregou, a direção dos trabalhos da Tenda Nossa Senhora da Piedade a suas filhas Zélia e Zilméia. Mais tarde junto com sua esposa Maria Izabel de Moraes, médium ativa da tenda e aparelho do Caboclo Roxo fundou a cabana de Pai Antônio no distrito de Boca do Mato, município de Cachoeira do Macau – RJ.
Zélio Fernandino de Moraes desencarnou no dia 03 de Outubro de 1975.
Suas filhas deram continuidade ao trabalho e a “Tenda Nossa Senhora da Piedade” existe até hoje sob a direção de Zilméia de Moraes sua filha que aos 88 anos de idade se mostra ainda muito lúcida e ativa na frente dos trabalhos.

PALAVRAS DO CABOCLO 7 ENCRUZILHADAS

"A Umbanda tem progredido e vai progredir. É preciso haver sinceridade, honestidade e eu previno sempre aos companheiros de muitos anos: a vil moeda vai prejudicar a Umbanda; médiuns que irão se vender e que serão, mais tarde, expulsos, como Jesus expulsou os vendilhões do templo. O perigo do médium homem é a consulente mulher; do médium mulher é o consulente homem. É preciso estar sempre de prevenção, porque os próprios obsessores que procuram atacar as nossas casas fazem com que toque alguma coisa no coração da mulher que fala ao pai de terreiro, como no coração do homem que fala à mãe de terreiro. É preciso haver muita moral para que a Umbanda progrida, seja forte e coesa.
Umbanda é humildade, amor e caridade - esta a nossa bandeira. Neste momento, meus irmãos, me rodeiam diversos espíritos que trabalham na Umbanda do Brasil: Caboclos de Oxósse, de Ogum, de Xangô. Eu, porém, sou da falange de Oxósse, meu pai, e não vim por acaso, trouxe uma ordem, uma missão. Meus irmãos: sejam humildes, tenham amor no coração, amor de irmão para irmão, porque vossas mediunidades ficarão mais puras, servindo aos espíritos superiores que venham a baixar entre vós; é preciso que os aparelhos estejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as virtudes que Jesus pregou aqui na Terra, para que tenhamos boas comunicações e proteção para aqueles que vêm em busca de socorro nas casas de Umbanda.
Meus irmãos: meu aparelho já está velho, com 80 anos a fazer, mas começou antes dos 18. Posso dizer que o ajudei a casar, para que não estivesse a dar cabeçadas, para que fosse um médium aproveitável e que, pela sua mediunidade, eu pudesse implantar a nossa Umbanda. A maior parte dos que trabalham na Umbanda, se não passaram por esta Tenda, passaram pelas que safram desta Casa.
Tenho uma coisa a vos pedir: se Jesus veio ao planeta Terra na humildade de uma manjedoura, não foi por acaso. Assim o Pai determinou. Podia ter procurado a casa de um potentado da época, mas foi escolher aquela que havia de ser sua mãe, este espírito que viria traçar à humanidade os passos para obter paz, saúde e felicidade. Que o nascimento de Jesus, a humildade que Ele baixou à Terra, sirvam de exemplos, iluminando os vossos espíritos, tirando os escuros de maldade por pensamento ou práticas; que Deus perdoe as maldades que possam ter sido pensadas, para que a paz possa reinar em vossos corações e nos vossos lares. Fechai os olhos para a casa do vizinho; fechai a boca para não murmurar contra quem quer que seja; não julgueis para não serdes julgados; acreditai em Deus e a paz entrará em vosso lar. É dos Evangelhos.
Eu, meus irmãos, como o menor espírito que baixou à Terra, mas amigo de todos, numa concentração perfeita dos companheiros que me rodeiam neste momento, peço que eles sintam a necessidade de cada um de vós e que, ao sairdes deste templo de caridade, encontreis os caminhos abertos, vossos enfermos melhorados e curados, e a saúde para sempre em vossa matéria.
Com um voto de paz, saúde e felicidade, com humildade, amor e caridade, sou e sempre serei o humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas".

Desenvolvimento Mediúnico

Falar sobre a mediunidade e sua mecânica é algo muito comum no meio espiritualista.Porém, é sempre um tema bastante complicado e polêmico.
Exige sempre muita responsabilidade ao falar sobre este tema.Mas o que todo autor sempre espera do seu leitor é que ele reflita e pondere sempre para obom senso crítico, racional e emocional.
...Dia-a-dia chegam pessoas novas para o nosso meio religioso, na maioria das vezes dotadasde mediunidade a ser desenvolvida e é aí que mora o perigo...
...A mediunidade têm várias funções para o ser humano, sendo que a principal é encaminhar omédium a uma evolução acelerada.
...Mas como usar disto para evoluir? Ora irmão, ser médium não é ser diferente de ninguém; naverdade, é ter que saber resolver os seus problemas e dos quete procuram, e digo isto a "grosso modo".Mas para se ter este equilíbrio é necessário uma caminhada ao seu interior.
A espiritualidade espera sempre que com o desenvolvimento mediúnico a pessoa busque suareforma íntima, afim de ser ajudada e depois poder ajudar o próximo. Quando digo 'se ajudar',quero dizer que a pessoa deve encontrar seus erros e seus defeitos e na seqüência buscar oaprimoramento moral.
Somente assim a mediunidade começará a ter função em sua vida.
Senhores médiuns, problemas materiais todos nós temos; então, isto nunca deverá serdesculpa para evitar os seus trabalhos mediúnicos e caritativos.Devemos saber administrar tudo isto, sem que uma coisa atrapalhe a outra. Médiuns, vocêssão o espelho dos que lhe procuram.
...Então parem e pensem:"Eu estou sendo um bom exemplo?"...Por favor, não venham com a conversa de que sua vida particular não tem nada a ver com amediúnica.
...Esta desculpa é o mais cruel pecado que o médium pode cometer. Outros usam um ditadoque diz: "Faça o que eu falo e não faça o que eu faço". Um ABSURDO!
...Ser médium é buscar viver a vida terrena em paralelo com a vida espiritual e, para isto, énecessário a reforma íntima, a evangelização e o estudo teológico da religião. É o tal do "Orai eVigiai"; porém, na verdade, devemos vigiar e orar.
...Agora, para que sair desenvolvendo sua mediunidade de forma desordenada e acelerada sevocê nem sabe o que vai fazer com este dom? Para que? Para daqui a alguns anos você jogarno lixo !? ! Saiba irmão que, nessa história de mediunidade, o maior necessitado é vocêmesmo. É você que precisa se ajudar.
...Ser médium é ter a função de aparelho (cavalo ou burro, como queira) para os espíritos. Maspara ser um bom aparelho é necessário ser bem preparado, usar tecnologia de ponta, materialde primeira, para que se tenha vida longa, senão será descartado rapidamente e substituídopor outro. É assim que a dona de casa faz com a faca que ela compra nas lojas de "R$ 1,99";porém, se ela comprar uma faca de marca reconhecida e que passou pelos testes de qualidadee procedência, provavelmente irá durar toda a vida.
...O processo de desenvolvimentomediúnico e até mesmo a sua continuidade vai muito além dos rodopios na gira ou docomparecimento no terreiro para incorporar um Caboclo ou Preto-velho....Saiba que o desenvolvimento é eterno.
...Após você incorporar o mentor, aí sim seu desenvolvimento espiritual começará.
...O trabalho mediúnico não é só incorporar os mentores em datas e horas predeterminadas....Já disse o grande mentor e mestre Ramatís :
..."Não conseguireis bons fluidos em horas programadas, se os contaminais com a intolerância,a cólera, a irritação e o desamor de minutos anteriores."

Pai Géro
18 de Março de 2009 00:00...
Dirigente C.E.U. -ESPERANÇA

Instruções para o aperfeiçoamento mediúnico

A boa ação é sempre aquela que visa o bem de outrem e de quantos lhe cercam o esforço na vida. Nesse problema, o critério do bem geral deve ser a essência de qualquer atitude. A melhor ação pode, ás vezes, padecer a incompreensão alheia, no instante em que é exteriorizada, mas será sempre vitoriosa, a qualquer tempo, pelo beneficio prestado ao individuo ou a coletividade.
Quando o homem se cristianizar, compreendendo as posições morais no seu verdadeiro prisma, não mais se verificara qualquer colisão entre os acontecimentos da existência comum e os seus conhecimentos do Evangelho, porquanto o seu esforço será sempre o da cooperação sincera a favor do reerguimento e da elevação espiritual dos semelhantes e próximos.
Os mentores de um médium, por mais dedicados e evolvidos, não lhe poderão tolher a vontade e nem lhe afastar o coração das lutas indispensáveis da vida, em cujos benefícios todos os homens resgatam o passado delituoso e obscuro, conquistando méritos novos.
O médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente, e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação. Somente desse modo poderá habilitar-se para o desempenho da tarefa que lhe foi confiada, cooperando eficazmente com os Espíritos sinceros e devotados ao bem e a verdade.
O costume de tudo aguardar de um guia pode transformar-se em um vicio detestável, infirmando as possibilidades mais preciosas da alma. Chegando-se a esse desvirtuamento, atinge-se o declive das mistificações e das extravagâncias, tornando-se o médium preguiçoso e leviano responsável pelo desvio de sua tarefa sagrada.
È justo que um amigo de trabalho espiritual se valha de estima fraternal de um companheiro de crença, para assuntos de confiança intima e recíproca, mas, na função mediúnica, o portador dessa ou daquela faculdade deve buscar em seu próprio valor o elemento de ligação com seus mentores do plano invisível, sendo contraproducente procurar o amparo, nesse particular, fora de suas próprias possibilidades, porque, de outro modo, seria repousar numa fé alheia, quando a fé precisa partir do intimo de cada um, no mecanismo da vida.
A boa mediunidade se forma lentamente, no estudo calmo, silencioso, recolhido, longe dos prazeres mundanos e do tumulto das paixões.

Não se importem com doutrinas, não se importem com dogmas, seitas, igrejas ou templos. Essas coisas têm pouco valor se forem comparadas com a essência da existência em cada homem, que é a espiritualidade. Quanto mais a espiritualidade for desenvolvida no homem, mais poder ele terá para fazer o bem. Tornem-se merecedores dessa espiritualidade, conquistem-na e não critiquem a ninguém, pois todas as doutrinas e credos possuem algum bem intrínseco. Demonstrem com suas próprias vidas que religião não significa palavras, nomes ou seitas, mas realização espiritual. Só podem compreender o que seja realização espiritual os que a experimentaram. Somente os que alcançaram a espiritualidade podem comunicá-la aos outros, podem ser grandes mestres no mundo. Somente eles são as forças da luz !

Fonte:
O CONSOLADOR (CHICO XAVIER)
NO INVISIVEL (LEON DENIS)
O QUE É RELIGIÃO (SWAMI VIVEKANANDA)

Nos Vínculos da Comunicação

Em todos os meios de comunicação existentes no mundo, há diversos caminhos para as manifestações do espírito expressar-se em suas energias. Tudo e todos se comunicam o tempo inteiro. Por mais que vós não possais escutar a voz da Mãe Natureza, ela se manifesta a todo instante com todos os ambientes e seres, na troca constante de todos os seus fluidos.
Por mais que não ouças Deus dentro de Ti, Ele estará sempre vibrando interiormente em sua consciência.
Todas as formas de comunicação somente serão válidas e positivas se sua alma estiver em contato com o seu verdadeiro Eu nas horas da manifestação.
A comunicação é a comprovação da vida em todos os campos da existência, e a vida só existe por que todos os seres vivos interagem entre si constantemente.
A comunicação, assim como qualquer outra coisa na Vida, possui seus bons e maus objetos. Ela é neutra como a Natureza e Pura na sua base do mesmo jeito que vossos espíritos o são. Neste caso, sua manifestação depende da utilização de suas forças interiores.
Atualmente existem muitos meios e recursos que os seres humanos utilizam para expressarem-se. Por Exemplo: Escrever seus sentimentos e pensamentos na tela do computador e enviá-los sem medo de constrangimentos emocionais por não estar sendo assistido ou escutado olho no olho e coração com coração, é utilizar meio de recurso benéfico e instrutor da descoberta humana para alimentar vosso maior inimigo: A vaidade e a falsidade. Muitas pessoas conseguem somente expressar seus pensamentos emocionais na forma de escrita, seja ela qual for. Essas pessoas possuem muitas inseguranças interiores e possuem muitos medos, incluindo o julgamento alheio perante suas palavras. Muitos podem crer que escrever sempre é por simples gosto, mas nunca o é. As pessoas que mais escrevem o que sentem, do que se comunicam com o dom da palavra vocal com os outros, são seres reprimidos e inseguros. Poderá ser seu gosto naturalmente, mas se se tornar sua opção de comunicação em maior proporção que as outras, já se torna sua inimiga. Dizem muitos que a escrita é uma forma de comunicação que eterniza a inteligência. Sim, de fato eterniza inteligências, pois permanece guardada em arquivo seguro, mas jamais eterniza emoções, pois cada leitor interpreta suas páginas no teor de sua evolução e na sua pessoal forma de análise.
Jesus não escreveu tudo que ensinou e pediu que todos lessem para entendê-lo, pois não quis que sua inteligência oferecesse ainda maiores margens interpretativas ao coração de cada um de seus filhos. Jesus falou, por que assim sua voz que a nada temia, em seu alto poder fluídico, em manifestação pudesse curar a todos que o rodeava.
A sua palavra traz seu poder, mas sua escrita traz seu pensamento manifestado. Escrever com as emoções sobrepostas no papel é de suma importância, pois é seguro saber que todas as grandes obras foram escritas por grandes autores emotivos. As interpretações emotivas de suas palavras postas sobre a folha, possuem vasto campo de pensamento para cada um que a ler. Quando você lê, alguém interpreta; quando você fala alguém sente a sua vibração. O vocabulário que pode ser empregado no papel, para manifestar as emoções com a inteligência, possuem limitado dicionário empregatício neste caso. Um EU TE AMO escrito têm seu valor, mas será o valor na opinião de quem o ler! Um EU TE AMO falado têm seu valor na energia emocional verdadeira de quem o proferiu, e será mais entendido, e menos interpretado com suposições alheias. Cada um que ler estas páginas poderá interpretá-las de acordo com seu entendimento, mas quem aprender o que aqui está escrito pelo som da comunicação da Vida, compreenderá o que estou dizendo.
As suas palavras possuem sua energia e são também as manifestações de seu poder interior materializada em local adequado.
Tudo o que você escreve transmite em energia aos outros seus verdadeiros sentimentos. Você pode enganar-se e tentar enganar seu próximo com o que você escreve, mas jamais poderá deixar de lembrar que as energias pranica que rodeiam suas palavras demonstram claramente suas intenções. Quando alguém escreve ao outro que o Ama Muito sem Amar, transmite a ele energias doentes de suas falsidades e convencionalismos. Não importa por que meio de comunicação existente você se utilizará para transmitir suas palavras escritas, mas o que interessa é que todos os meios de comunicação existentes canalizam suas verdadeiras energias a quem os receber. O Computador é um exemplo de canalizador magnético de energias, pois é ele que envia seus conteúdos por ondas elétricas e radicas entre as pessoas.
O Telefone é a mesma coisa. Ele é também condutor eletromagnético de suas energias e sempre há diversas trocas energéticas quando utilizado. Ele pode se tornar muitas vezes mais potente que o computador em si, pois possibilita a interação vocal vibracional entre seus personagens.
A carta redigida a mão também. Ela carrega suas emoções intimas através das energias que canalizam através de seus braços até suas mãos e materializam seus interiores nos papéis.
Enfim, destas poucas formas entre muitas existentes de comunicação entre os seres, é mister conhecer a importância de todas as vossas vibrações verdadeiras canalizadas ao teu próximo, na condensação de suas energias.
Lembre-se que as verdadeiras e saudáveis formas de comunicações entre os seres humanos, que realmente fazem evoluir as almas, não é aquela que designeis FOFOCAS INTERATIVAS.
Falar do seu próximo não é comunicar-se, é atrasar-se.
Redigir falsamente textos a seu próximo não é respeito, é hipocrisia.
Telefonar ao seu próximo para especular e dialogar sobre a vida alheia não é comunicação, é atraso de espírito.
Jesus se vivesse nos tempos atuais jamais iria utilizar as formas de comunicação avançadas dos homens para envenenar ou atrasar sua existência em perda de tempo com futilidades e ignorância, comentando sobre si mesmo ou do alheio em altas horas de ladainhas infernais. È o homem que utiliza mal os seus próprios avanços.
Nunca utilizem o que Deus vos ofereceu em Sistemas de Comunicação para alimentardes vossos ócios, ignorâncias, falsidades, maldades e interesses mesquinhos.
Que os vínculos da Verdadeira Comunicação penetrem vossas almas, e que vós sempre entendam que para vos comunicarem sempre sadiamente nos bons recursos, é necessário que os vossos interiores estejam limpos e purificados de suas irradiações trevosas. Que nunca se utilize a comunicação, nos meios que for, para fomentar os Egos doentes de vossas almas, pois somente irão um com o outro trocar energias doentes e negativas. Quem deseja uma Vida Saudável e Feliz não oferece espaço em seu cotidiano para exercer a utilização dos vínculos enfermos da comunicação.
Que Deus os abençoe e que todos os seres percebam o quanto ainda precisam caminhar nos campos da verdadeira humildade, para que o Real progresso ocorra.


Psicografado pela médium Sarah Foganholi
pelo espírito de Pai Jacó
São Paulo, 4 de março de 2008

Os Guardiões Exús e Exús Pombagiras

Os elementais recebem este nome porque são seres que se constituem etericamente de elementos básicos e importantes da Mãe Natureza em sua fisiologia.Eles são os grandes coordenadores do equilíbrio cósmico planetário e sustentam todos os grandes fenômenos naturais que a Terra produz, modificando suas camadas telúricas, ígneas solares, aquáticas e do Ar Atmosférico de um modo geral.
Vemos então que eles são mensageiros de Deus que vem e vivem nas proximidades da Terra, e sustentam e coordenam o seu equilíbrio em suas Leis Físicas e Quânticas, mas possuem uma constituição etérica e evolucional diferenciada do ser humano natural.Acabam sendo naturalmente guardiões da Natureza e trabalham com as forças dos Orixás Planetários para coordenar física e espiritualmente as Constituições, Leis e Justiças em todos os meandros da existência.
Se todos eles trabalham em prol da Natureza e do equilíbrio Planetário são irmãos diretos e auxiliadores dos mensageiros e protetores Exus e Pombagiras nos trabalhos de Limpeza Terrena e dos homens.Antigamente e ainda atualmente, designava-se e designam-se tais seres com quilates místicos demasiadamente fantasiosos e como seres mais mágicos do que supostamente reais na Vida e em suas alterações.
Deus não possui somente o homem em suas Criações magníficas, como pensam muitos no cume de seu egoísmo e vaidade. Deus criou milhões de espécies, visíveis e invisíveis aos olhos humanos que atuam como complementares no Cosmos, e que também possuem como quaisquer seres vivos, suas evoluções e pesares.
As Leis variam de "espécie" a espécie, e assim como neste Globo, as constituições que formam as regras da vida mudam de País a País, de Continente a Continente.
O homem até pouco não sabia grande parte da constituição atmica, ao qual Ele e seu Planeta Físico são formados, então ainda há espaço e tempo para alcançarem sabedorias que levem a crer sobre existências de variadas formas de vida que os rodeiam.
Deus de tudo cuida, mas utiliza a Mãe para cuidar do filho, o filho para ajudar os pais, a professora para ensinar os alunos, a esposa para amar o companheiro, o avô para abençoar os netos, etc... E com a Natureza sagrada física e espiritual não seria diferente! Deus utiliza os homens encarnados para cumprirem e viverem seus papéis na existência. Ele utiliza as energias cósmicas depositando-as nas mãos sábias de seus seguidores fiéis e disciplinados independentemente de estados diferenciados que se encontrem perante os homens, utiliza os espíritos desencarnados para auxiliarem os encarnados e etc... Deus zela por tudo, mas possui muito mais que os singelos homens para Ajudá-lo nas coordenações vibracionais nos fluídos terrenos e Leis Terrenas.
As Leis da Física são mantidas e sustentadas por seres que assim estão prontos para tal coordenação.São elementos vivos e na maioria racionais e inteligentes que fazem parte da Natureza e dela vivem e vibram constantemente. Mas não somente formados em suas existências por elementos físicos, etéricos e quânticos do meio material das matas, rios e mares físicos somente.
Eles também possuem em suas constituições, matéria Universal e alma Sagrada que vêem de fora do Planeta Terra, assim como as almas Eternas dos homens e suas constituições. São chamados supersticiosamente de gnomos, duendes, fadas, ondinas, salamandras e etc... Mas vale aqui alertar que não existem criações fantasiosamente ruins em totalidade, pois nada no Mundo é bom de tudo ou ruim totalmente.
Aqueles que ainda jazem na ignorância e trevas são seres doentes que necessitam de Amparo do Alto, tal qual os seres humanos. Tudo nas camadas da evolução começam devagar e somente depois alcançam graus mais perfeitos.Coordenam em seus papéis as energias mais densas e são equilibradores e benfeitores de plantão perante as interferências humanas em todo o ecossistema e seus filamentos grosseiros, e sempre com a permissão de Deus limpam e purificam os estados da matéria na Terra.
Contam com os próprios seres humanos desencarnados mais lúcidos e evoluídos para cumprirem seus papéis nas Guardas e Destinações da Lei e Ordem dos seres humanos. No Astral, estes seres são chamados como Exus e Exus Pombagiras, e vem em contato com os humanos com a função Sagrada e Divina de auxiliar o equilíbrio e a ordem entre eles, policiar os defensores do Mal, impondo-lhes limites restritos por Deus em suas atuações, auxiliar os desmandos de energias densas e negativas que permeiam as pessoas, aplicarem a Lei e Ordem primordialmente e essencialmente em suas vivências insalubres entre todos.
Eles respeitam os elementais necessários à Natureza Física do Planeta Terra, e pedem e oferecem auxílio magnético em suas funções benfeitoras do mesmo jeito que os elementais fazem. Uns auxiliam aos outros em todas as suas funções, e juntos auxiliam o que todos chamam de: - Equilíbrio Cósmico e Humano Natural.
Salve todas as falanges benfeitoras de Deus, e Salve aqueles que a elas compreendem e respeitam!Respeitem e amem os Exus e Pombagiras guardiões, pois sem eles o equilíbrio das negatividades no Mundo já estaria desenfreado e todos os seres humanos em sofrimentos inigualáveis as suas próprias almas.
Que aprendam a não julgar negativamente sem antes conhecer-lhes os frutos, assim como orientou Jesus Cristo em suas Missões. Jesus Cristo certa vez disse: - Há várias moradas na Casa de Meu Pai! Isso mostra-vos que a Energia Divina vive e rodeia a muitas mais criações do que supõem vossas mentes e corações limitados e suas crenças.
Saber que nada ainda se sabe é o começo da verdadeira Evolução e Luz Espiritual.

Com Amor e fluidos de Limpeza, Pai Jacó.
Psicografado pela médium Sarah Foganholi

PRECE AOS GUARDIÕES EXUS E POMBAGIRAS

Salve a sabedoria Divina!
Salve a humildade e benevolência destes grandiosos espíritos que nos cercam, os Exus e os Exus Pombagiras. Exus, guardiões dos Sagrados Tronos de Oxalá, limpai o meu Lar, meu corpo e minha alma das impurezas que eles possam possuir. Limpai e purificai a todas as forças e energias que me rodeiam, dentro do meu merecimento aos olhos de Deus Pai Todo poderoso. Levai o mal e trazei o bem!
Resgatai as almas em sofrimento e auxilie os dementes da alma que nada podem ver. Junto com a espada protetora de Ogum auxiliem a renovação do Planeta Terra e dos seres que aqui habitam. Junto com os fluidos de Amor, Purificação e Renovação de Oxum e Yemanjá, renovais as mentes e corações dos homens viciados nas imperfeições. Juntos de Xangô, renovem a saúde física dos homens através dos minerais que existem na Terra.
Juntos com Oxossi, mantenham o equilíbrio da Natureza e das almas. Juntos com Obaluaê, trabalhem nas limpezas pesadas do Planeta e expulsem o mal, renovando o equilíbrio e evolução Cósmica. Juntos com Oxalá defendam o Mundo e instruam os homens na Humildade, na Caridade e no Amor.
Exus Protetores e Guardiões, perdoem os maus espíritos que utilizaram seus Divinos nomes para cometerem os pecados e as ignorâncias da magia negativa, deturpando o seu Valor e Real hierarquia! Perdoa-nos também dos males que cometemos nesta e em outras existências, ajudando-nos a reconstituirmos nossa existência atual e nossa Moral imperfeita!
Com a graça de Deus e dos Guardiões das Profundezas Abismais que os homens formaram! Salve os exus Protetores e Zeladores da Vida!
Laroyê Exu e Exu Pomba Gira!

Com Amor em Oração,
Pai Jacó

Psicografado pela médium Sarah Foganholi

Ciúme e Inveja - Sentimentos que Contrariam Adesão aos Princípios Morais

Recordando Allan Kardec esses dois sentimentos são destruidores da paz que se deve buscar para a harmonia da convivência.
Apegos, medos e especialmente a insegurança pessoal, aliados ao egoísmo são seus geradores. Além da presença nos lares, nos relacionamentos, eles também comparecem com toda força nas instituições inspiradas pelo Espiritismo, pois que provenientes da imperfeição do caráter humano, ainda necessitado de correções morais.
Como destaca Allan Kardec em O Livro dos Médiuns, item 336, referindo-se aos inimigos do Espiritismo, "(...) os mais perigosos não são os que o atacam abertamente, mas os que agem nas sombras; estes, o acariciam com uma mão e o difamam com a outra. (...) graças aos surdos enredos que passam desapercebidos, semeiam a dúvida, a desconfiança e a desafeição; sob a aparência de um hipócrita interesse pela coisa, criticam tudo, formam conciliábulos e rodas que cedo rompem a harmonia do conjunto (...) Esse estado de coisas, deplorável em todas as sociedades, o é mais ainda nas sociedades espíritas, porque se não levam a uma ruptura, causa uma preocupação incompatível com o recolhimento e a atenção".São severos inimigos da boa convivência. Filhos do orgulho, comparecem na seara doutrinária do Espiritismo com os sintomas da animosidade crônica.
Diríamos que como uma estranha rivalidade com alguém ou um fechamento intencional do afeto, que coagula as emoções na frieza disfarçada. Tais sentimentos não aceitam a felicidade, o êxito alheio ou perfis psicológicos diferentes dos quesitos pessoais do próprio invejoso ou ciumento. E formam os sutis detetives da conduta alheia. Na verdade significam apego e apropriação de espaços de trabalho, em cargos ou atividades, e mesmo ainda em autênticas disputas mentais que o invejoso trava entre si e aquele que julga como oponente, em razão muitas vezes, da desenvoltura do imaginário adversário.
A Revista Espírita2 traz abordagens sobre tais temas.
O Espírito São Luiz abordou a questão da inveja, respondendo a um questionamento: "(...) seu Espírito está inquieto, sua felicidade terrestre está no auge; ele inveja o ouro, o luxo, a felicidade aparente ou fictícia de seu semelhante; seu coração está destroçado, sua alma surdamente consumida por essa luta incessante do orgulho, da vaidade não satisfeita; ele carrega consigo, em todos os instantes de sua miserável existência, uma serpente que ele reaquece, que lhe sugere, sem cessar, os mais fatais pensamentos: 'Terei essa volúpia, essa felicidade?' (...) E se debate sob sua impotência, vítima dos horríveis suplícios da inveja. (...)" E conclui: "(...) Fazei vossa felicidade e vosso verdadeiro tesouro sobre a Terra as obras de caridade e de submissão, as únicas que devem contribuir para serdes admitidos no seio de Deus; essas obras do bem farão vossa alegria e vossa felicidade eternas; a inveja é uma das mais feias e das mais tristes misérias do vosso globo; a caridade e a constante emissão da fé farão desaparecer todos esses males (...)"A outra referência, sobre o ciúme2, está assinado por O Espírito protetor do médium e trata-se de mensagem recebida na presença do Codificador.
Pondera o autor: "(...) O ciúme é o companheiro do orgulho e da inveja; ele vos leva a desejar tudo o que os outros possuem, sem vos dar conta se, invejando a sua posição, não pedis senão que se vos faça presente uma víbora que aquecereis em vosso seio. (...)" Claro que esse comentário pode ser estendido a todas as demais conquistas daquele que sofre a ação do ciúme e não se circunscreve aos patrimônios materiais.Em ambos os casos, porém, a clara indicação do aprimoramento interior no combate a esses sentimentos, frutos do orgulho.
Ambos são tolos e causam enorme perda de tempo, tranqüilidade e progresso. E já que a finalidade da presença do Espiritismo no planeta é a melhora moral dos seres humanos, iniciemos desde já uma análise interior para avaliar a presença desses indesejáveis sentimentos e seu expurgo, mesmo que a longo prazo, para que possamos desfrutar da incomparável experiência de viver buscando o progresso que a vida destina a todos nós.

Orson Peter Carrara

O Ciúme e Suas Complicações no Psiquismo

Trabalho como psiquiatra, desenvolvendo este trabalho em vários setores, sou médium do Centro Espírita Léon Denis e estamos aqui para falar sobre este tema tão interessante.

Considerações Iniciais do Palestrante:Hoje vamos falar sobre esse assunto tão comum nas relações. "O Ciúme".

Tal sentimento, difícil de definir, pode ser considerado normal ou patológico. Para se ser ciumento é preciso ser perseverante no objeto do amor e é preciso um grau importante de frustração nesta intenção de amar.
O individuo julga sem muita base que não é correspondido e começa a desenvolver uma cascata de sentimentos torturantes que o levam a sentir raiva, mas não poder manifestá-la, a sentir temor e não poder fugir, a querer se impor e ter medo de perder, a querer não sentir e ficar mais confuso.Da fé no amor chega ao desespero... Por isso, o ciúme é considerado um demônio perturbador e desestruturante da personalidade onde o indivíduo vive o que acha que é, mas não tem certeza, mas que também não pode ser de outra forma.
Não há ciúme sem inveja e insegurança. O ciumento por amor a vida deseja amar e se não o consegue passa a agredir-se e a agredir o seu companheiro sem racionalizar, embora se considere culturalmente um sentimento feminino, os homens são MUITO ciumentos.
O não-ciumento sabe o que eu estou falando...O que gera o ciúme é o desejar... O que alimenta o ciúme é o frustrar-se. Gostaria de trazer para reflexão cinco comportamentos ciumentos destrutivos:
Primeiro: Ciumento queixoso - é aquele que implora, falando ou em silêncio, o amor que pensa não receber. Usa de agressividade com pitadas de covardia, pois se esmera em ofender dissimuladamente. Sente-se ofendido e frustrado e é capaz de interpretar um papel, com cena e tudo, para demonstrar sua insatisfação.
Segundo: Ciumento trombudo - introvertidos e desconfiados por natureza, demonstram grande imaturidade afetiva, ficando "de tromba" quando o companheiro não corresponde. Usa o silêncio e a frieza para revidar a não correspondência. Faz greves intermináveis. Sua atitude de fuga o torna um ciumento crônico, pois não se confronta com o motivo que o faz ressentir-se.
Terceiro: Ciumento recriminante - com o dedo em riste, este ciumento, meio maníaco, meio paranóico, explica minuciosamente os motivos de suas desconfianças. Se sente prejudicado por não ser amado como gostaria. Acusa e faz vexame em público. Usa frases insultantes, agressivas e são chamados de imperialistas do amor. Não admitem que o seu par seja daquele jeito, que o ame daquela maneira, tem de ser como ele quer. Policia o comportamento e as atitudes do companheiro, e este "coitado" vive eternamente num salto alto. Intimida e usa o ciúme como uma arma para justificar sua agressividade.
Quarto: Ciumento autopunitivo - é o ciumento que se sente infeliz por amar. Inflige-se a própria tortura da desconfiança e se pune se afastando de quem gosta. Dispõe-se a desaparecer se for preciso. Deixa de comer e tenta o suicídio de maneira QUE NÃO MORRA. Cria todas as facilidades para que o outro o traia, para dizer que "a culpa é sua", criando uma armadilha para o outro.
Quinto: Ciumento vingativo - este é da época de Moisés: "- Olho por olho, dente por dente". Pensa: "Me traiu... me aguarde". Se se sente abandonado, restitui o sofrimento que se julga vítima, compete com o par e imagina represálias para punir a quem julga amar. A frase para este ciumento: "Aqui jaz o cadáver do amor".

O ciúme pode se transformar em patológico se apresenta aspectos destrutivos no modo do indivíduo se relacionar. O Amor pré-estabelece confiança e desejo de união.

O ciúme transcende a encarnação. Ninguém deve cultivar esse sentimento baseando-se no fato de que o amor provém de vidas passadas. O ciúme, como eu disse, tem raiz na inveja e na insegurança.

Ciúme é o reflexo da frustração de não conseguir amar como se deseja. É uma forma egoística e narcísea de encarar a relação de amor. Coisa do nosso planetinha... Ciúme não é amor exagerado, é amor mal compreendido, mal canalizado, mal resolvido. O objeto do amor não é o outro, é algo que ele acha que é o outro.

O ciúme é o efeito de um sentimento mal elaborado em relação ao amor. O ciumento deseja amar, mas não sabe amar sem ser da sua maneira. Se ele aprendeu na infância a amar egoisticamente, possessivamente, ele será um grande candidato a sentir ciúmes quando alguém despertar nele o desejo do amor.

É bom dizer "Eu te Amo", e ser livre, sem preconceito e sentir felicidade. Para isso, precisa-se de uma boa dose de autoconfiança e desejar se entregar ao relacionamento de aceitação do outro. Convido a todos a fazerem um pequeno exercício introspectivo, depois se perguntarem quantas vezes eu disse "eu te amo", hoje, essa semana, esse mês. É preciso que nos esforcemos em viver o amor, a vida com mais desapego. Desejo a todos boas reflexões a respeito dos sentimentos humanos. Léon Denis, numa frase pequena receita uma boa fórmula de educação mental e controle das emoções. Ele diz: "A idéia é a mãe da ação". Que nossas ações sejam oriundas de idéias construtivas e altruístas, pois é disso que o mundo precisa. Muita paz a todos.

Palestra VirtualPromovida pelo IRC-EspiritismoHttp://www.Irc-espiritismo.org.br
Palestrante: Maria Emília Tourinho
Rio de Janeiro 05/04/2002

SOMOS TODOS IRMÃOS

A CADA PASSO EVOLUTIVO QUE DAMOS NA EXISTENCIA, NÓS NOTAMOS QUE A NOSSA VOLTA ENCONTRA-SE A DIVERSIDADE DE PESSOAS E DE MENTALIDADES.
CADA UM NA VIDA CUMPRE O SEU PAPEL PERANTE O CRIADOR MAIOR E ESTAGEIA EM DETERMINADO ESTADO DE VIBRAÇÃO.
NÃO SE ENSINA A CRIANÇA A MESTRAR SOBRE GRAUS MAIORES, MAS AO MESMO TEMPO NÃO SE DEVE MENOSPREZAR A SUA INTELIGENCIA.
MUITOS COLOCAM PRÉ-DETERMINANCIAS NO QUE SE CHAMA INTELIGENCIA, E ESQUECEM DA GRANDE SABEDORIA DO MESTRE MAIOR:
- O REINO DOS CÉUS É DOS PEQUENINOS!
JESUS CITOU A HUMILDADE E A SINCERIDADE QUE UMA CRIANÇA POSSUI COMO QUESITO ESSENCIAL PARA A ASCENSÃO DO ESPIRITO! ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE OS HOMENS DEIXAREM DE EXALTAR OS SEUS EGOS DOENTES EM PROL DE SE SENTIREM SUPERIORES A TODOS OS SEUS IRMÃOS DE CAMIMNHADA, POIS QUE TANTO A COBRA COMO A OVELHA BRANCA FAZEM PARTE DO MESMO REINO ANIMAL.
INDUBTAVELMENTE O HOMEM SE ENCONTRA NA EXISTENCIA TERRENA TENDO QUE TRABALHAR UM DE SEUS MAIORES DEFEITOS: A VAIDADE QUE CEGA A ALMA PARA AS VERDADES.
QUANTOS HOMENS CRENDO-SE MUITO INTELIGENTES ESBOÇAM EM SUAS ATITUDES QUALIDADES QUE NEM UM PRIMATA TALVEZ CARREGASSE EM SI.
CHEGOU A ERA EM QUE TODOS TÊM O DEVER DE SE INSTRUIREM NAS VERDADES ESPIRITUAIS E ETERNAS, PARA QUE A CARNE HUMANA E SUA MORADIA NÃO SEJAM COM O TEMPO CONSIDERADAS MAIS UMA PRISÃO, E SIM UMA MORADIA CELESTIAL PARA SE VIVER.
SE TODOS PENSASSEM ASSIM: - A CADA PASSO EVOLUTIVO QUE DOU NA EXISTENCIA, NOTO AO MEU REDOR O QUANTO SOU PEQUENINO E QUANTOS IRMÃOS DE ETERNIDADE EU POSSUO NA VIDA, SERIA MAIS FELIZ NA MINHA SIMPLICIDADE DE ENCARAR A VIDA, NO QUE NA MINHA GANANCIA DE QUERER SER O POSSUIDOR DA MAXIMA INTELIGENCIA E DO MAXIMO PODER! COMO É BENDITO DEUS, QUE JORRA SOBRE NOSSAS CABEÇAS, AS MESMAS LEIS UNIVERSAIS, SEJA DA FISICA, OU DA MATEMATICA, MAS TODOS NÓS VIVEMOS SOBRE A MESMA REGRA E SOBRE O MESMO PADRÃO!
SALVE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO E SUA INFINDAVEL SABEDORIA!!

COM AMOR E BENÇÃOS SOBRE TODOS,
PAI JACÓ.

Psicografado pela médium Sarah Foganholi

Abra Seus Olhos

Olhe ao seu redor e veja quantas pessoas e situações diversas, vos ronda a vida. Deus, que vive em tudo e em todos, espalha sua semente de mérito e desmérito aos seres humanos, que encaram cada um sua situação material, psicológica, social e mental, criando as situações diversas nos resgates cármicos e redentores de cada um. Ninguém passa ou vive na existência mais do que suas costas e seu suporte espiritual possa agüentar. É necessário entender-se e correr atrás do melhoramento intimo a cada dia, aprendendo a cada segundo precioso da existência dar o valor e amar a tudo que a vida pode oferecer. Nada é totalmente ruim, nem tampouco totalmente bom; sendo assim, que ninguém possui um problema totalmente ruim, ou uma situação totalmente boa. Cada momento que o ser humano vivencia na vida é balsamo precioso para evolução. Se for mais penoso e doloroso, é por que mais dura é a alma para compreender a justiça, a misericórdia e a bondade de Deus Pai. Se for mais suportável e menos penosa, é por que a alma já não se revolta e não se desentende com os processos naturais da Lei do retorno. A espiritualização abre os campos psicológicos para que todas as almas possam entender que a Vida não tem uma data de inicio, nem muito menos uma data de finitude. Tudo é Eterno, maleável e profundo. Sendo assim, que de forma alguma Deus permitiria que a amnésia proposital ao se reencarnar se torne veiculo de desculpas para justificar o por que não devemos sofrer. È a mesma coisa que um recém nascido que possui uma doença grave, quando já adulto dizer que Deus e a vida são injustas por ele não se lembrar do inicio de sua dor orgânica. Tudo que você colhe, é correto e indubitável que você já plantou. Não existem vitimas na existência, existem sim, doentes e sãos. Peçam a Deus que a luz do entendimento e da paz interior com as vossas próprias vidas, possa latejar incessantemente dentro de você, pois se você desejar sofrer emocionalmente e psicologicamente por não crer na justiça de Deus, será somente você que não terá os olhos abertos para ver o quanto a vida é bela e o quanto deveis agradecer a Deus por tudo a cada instante. Não se achem capazes de poder vislumbrar a todas as obras de Deus nos homens, e assim julgar a providencia Divina pelos seus achismos ridículos e impensados, mas creiam que se suas visões não podem alcançar nitidamente os vossos interiores que vos pertencem, então não poderão olhar ao redor e julgar o que está certo ou o que está errado. O homem que julga a Deus e a vida como um todo, deve abrandar sua vaidade e ganância, e procurar ter mais alegrias existências naquilo que Deus já o fornece, pois quão grandioso ainda é a insatisfação humana perante as coisas de Deus, e como ainda são grandes os desejos e alegrias desenfreadas por gozos passageiros e momentâneos.
Enquanto o homem somente vislumbrar a carne e não enxergar o seu espírito imortal, ele não conseguirá nem ser um encarnado com felicidade e prazer pela vida, nem tampouco uma alma liberta e feliz depois da morte física. Devem procurar a alegria e a satisfação na existência material, mas nunca devem se esquecer dos alimentos que a alma necessita receber. – “Nem só de pão vive o homem”. Assim disse Cristo em suas parábolas.
- “Enquanto o homem não encontrar o Caminho do meio, ele jamais terá a paz em plenitude total”. E assim disse Buda em suas passagens.
Pensem que se o que vocês vivem é justo e correto, devem então se equilibrar com a vida sem reclamar ou blasfemar para com ela, e somente assim se sentirão melhores com o Universo. Procurem se entenderem primeiramente, para depois somente irem atrás das explicações Divinas para as coisas, pois eu lhes digo que se forem sinceros com vocês mesmos, muitas respostas já estão respondidas nos vossos interiores, bastam somente admiti-las e aceitá-las humildemente.

Com Amor e desejando muita iluminação e grande felicidade a todos vocês, uma boa noite,
Pai Jacó.

Psicografado pela médium Sarah Foganholi

Atentem-se

A vaidade é adversária da caridade e do bom senso;
O ciúme é o pior inimigo do bem estar;
O orgulho é a pior doença da visão;
A intolerância é o ponto alto da arrogância;
A mágoa é a desculpa da falta da misericórdia do perdão;
A soberba é a pior inimiga do verdadeiro amor próprio;
O fanatismo é a chave que vos leva a falência espiritual;
O excesso de rituais faz com que vocês deixem de usar a maior das potencias: a interior;
O desleixo faz com que tudo que faça seja incompleto;
A atitude de hipocrisia vos leva a escuridão dos sentimentos;
A mentira vos leva a demência;
A falta de bons fluidos com o seu próximo faz com que os seus fluidos entupam e seu corpo adoente;
A insegurança é a potencializadora da falta de fé e dos vacilos morais;
O desrespeito gera a indiferença, e ela leva a guerra e ao martírio interior.

Filhos, o verdadeiro desenvolvimento medianimico espiritual somente é conquistado quando o desenvolvimento dos vossos interiores alcançar estágios que os bons espíritos considerem saudáveis para poderem confiar um tanto mais em vocês, e assim vos fornecerem mais crédito energético e moral, e mais incumbências de caridade e de benevolência.
Respeitem-se, pois sem respeito não existe nem amor, nem tampouco Caridade espiritual.

Fluidos Fraternais com Amor,
Pai Jacó.

Psicografado pela médium Sarah Foganholi


Mensagens Psicografadas

Há quanto tempo no mundo se perdem as oportunidades de se aprender e de ajudar aos outros, à milênios a caridade vem sendo divulgada pelos que amam e os que não amam não a compreendem o único veículo de salvação.

Aquele que deseja ser amado deve sempre passar o seu amor a alguém, se não como um pote de vidro sutil, quem somente ganha e esquece de dar, explode por excesso de conteúdo.

Quantos querem ser inteligentes e esquecem de ser sábios na grande revolução do mundo para abertura mental e psíquica dos seres. Bem feliz é aquele que sabe que sua moral importa tanto quanto sua sabedoria. Dizer que Cristo dava esmola e saúde e retribuía com cuspe provaria que a evolução não se completou. Feliz o que sabe que o amor sem vaidade ultrapassa os livros de sabedoria das bocas de serpentes coerentes com o raciocínio. Jesus empresta a todos o poder que nenhum livro te traz, mas o sorriso de uma criança sim, O AMOR.

Buscai sempre o amor, pois sois Amor, e a sabedoria inteligente fluirá sempre em você como um vento sutil na face.
Bendito aquele que crê no Amor, pois é o Amor que vai mudar o Mundo, não a inteligência!

Que a Paz e o Amor de Deus triunfem em vocês, e boa evolução....

Nenhuma faculdade do mundo supera a faculdade do Amor de Cristo. Paz em vocês.

Psicografado pela médium Sarah Foganholi
pelo espírito Bezerra de Menezes
São Paulo 16 de maio de 2005



No Mundo sempre houve guerras e conflitos entre povos, nações e etnias por razões religiosas. Atualmente, o homem se depara com uma infinidade de crenças e conceitos, e cada um cria seus alicerces em cima daquela que melhor lhe suprir a carência e melhor lhe endereçar a Deus Pai todo poderoso. Há de se convir, que a grande revelação ao homem não é uma religião, pois que para Deus ela não existe, é somente condutora de homens em suas evoluções, a grande revelação é sim Leis Eternas e Imutáveis que se apoderam de todas as criaturas existentes, não somente de uma etnia ou grupo qualquer.
Neste Planeta os maiores problemas envolvem obviamente os sentimentos e desejos negativos dos homens, pois estes, quando evolvidos de religião se tornam perigosíssimos ao bem estar intimo e social.
No Planeta, já houve genocídios religiosos, doenças perigosas, poderes gananciosos, vaidades exarcebadas, tudo em nome de Deus e das religiões. Enquanto o homem não compreender o real significado das palavras LIBERDADE, RESPEITO e AMOR, jamais conseguirão as criaturas se unirem no propósito de alcançar a Deus, conjuntamente. Quantas religiões universalistas se dizem respeitadoras e moralistas em seus exercícios de Fé, mas não tardam os seus homens de endereçar maus presságios e sentimentos negativos, a todos aqueles que não se enquadram em suas teorias de crença?
O Universo é diverso, e todo ser humano também o é. Religião ainda é necessária para a lembrança de Deus na memória humana carnal, e para que o homem se auto-discipline em sua vida, mas chegará tal momento que ela não mais será essencial, pois os homens serão senhores de si mesmos, e a sabedoria será geral e Universal na irmandade dos seres humanos. Somente o Amor entre as criaturas é que as salva de seus tormentos íntimos, somente o perdão constante quebra os enlaces do enquadramento doentio entre tantos, e somente a caridade verdadeira sem soberba e ganância, é que liberta o homem de sua cegueira momentânea e do seu egoísmo, que ocasiona tamanhas dores em sua alma.
Sendo todas as criaturas possuidoras de almas imortais e eternas, evoluindo constantemente, deveis meditar sempre para notarem que suas existências agora são muito mais do que isto que conseguem vislumbrar com seus olhos limitados, e que a energia de Deus, presente em tudo e em todos, é muito mais abrangente do que seus preceitos delimitados. Percebendo isto, passos para a libertação do cativeiro interior, ao qual estois presos ainda, se liberta rumo a inteligência maior e verdadeira.
Que toda religião se respeite, mas que toda filosofia espiritual em suas inteligências, também respeitam umas as outras, pois que não há mestre que supere o Amor e a Bondade, e então não existe, nem existirá, religião ou crença maior do que uma boa atitude de Amor e benevolência no homem para com o seu semelhante seja independente da onde ele estiver, ou qual teoria defender.
Deus ama a todos os seus filhos, independente de qualquer coisa, então aprendam em exemplo neste Amor: Ame a seu próximo independente de quem ele for.
Bênçãos salutares e muita Paz, Amor e Alegria em seus corações.

Psicografado pela médium Sarah Foganholi
pelo espírito Pai Jacó